Dia 02 de junho é o Dia Mundial de conscientização da Miastenia Gravis
Você já ouviu falar em miastenia gravis?
Trata-se de uma doença neuromuscular autoimune que afeta a comunicação entre os nervos e os músculos, causando fraqueza muscular e fadiga. Neste dia 2 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Miastenia Gravis, é importante falar sobre os sintomas e a importância de buscar ajuda médica para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Os sintomas da miastenia gravis variam de pessoa para pessoa e podem incluir fraqueza muscular, dificuldade para falar, engolir e respirar, visão dupla, ptose palpebral (queda da pálpebra) e fadiga muscular. Esses sintomas podem piorar ao longo do dia, especialmente após atividades físicas ou estresse emocional.
É importante ressaltar que a miastenia gravis é uma doença rara, mas que pode afetar pessoas de todas as idades e sexo. Por isso, é fundamental estar atento aos sinais e buscar ajuda médica se houver suspeita da doença.
Entender a Miastenia e seus sintomas é fundamental que cuidadores e familiares apoiem o paciente, e observem se o tratamento está conseguindo lhe proporcionar bem-estar, diante das atividades do dia a dia.
O diagnóstico da miastenia gravis pode ser feito através de exames clínicos, neurológicos e laboratoriais, como o teste de anticorpos anti-receptor de acetilcolina. O tratamento da doença inclui o uso de medicamentos que ajudam a melhorar a comunicação entre os nervos e os músculos, além de terapias complementares, como fisioterapia e fonoaudiologia.
Para cada paciente existe um tratamento mais adequado, por isso, o tratamento da miastenia deve ser individualizado e acompanhado por um médico especialista em neurologia ou em doenças neuromusculares. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e evitar complicações.
Neste Dia Mundial de Conscientização da Miastenia Gravis, é fundamental disseminar informações sobre a doença e alertar para a importância de investigar os sintomas para que o paciente tenha acesso ao melhor tratamento. Se você apresenta alguns desses sintomas, ou conhece alguém, não hesite em buscar ajuda médica. Afinal, cuidar da saúde é sempre a melhor opção.
Informe-se mais sobre a doença, assistindo aos vídeos a seguir, sobre Miastenias gravis e Miastenia Congênitas, apresentados pelo Dr. Wladimir Bocca Vieira de Rezende Pinto, Médico Neurologista Assistente do Setor de Investigações Nas Doenças Neuromusculares, Unifesp-epm.